No último domingo dia 2 de junho, a Associação Primeiro Passo organizou uma corrida de crianças, para lembrar o dia internacional da conscientização sobre o pé torto congênito. (Dia 3 de junho – aniversário de Ignacio Ponseti, que idealizou um Método de Tratamento pouco invasivo e muito efetivo para o tratamento das crianças nascidas com essa alteração ortopédica.
Com muita animação, as crianças correram, todas juntas, com e sem tratamento, para mostrar que não há nenhuma diferença nas crianças tratadas adequadamente pelo Método Ponseti. Elas têm pés fortes e ágeis, e podem correr e pular como todas as crianças.
Mais uma vez o Rotary Sudeste, o Santo André e todo o distrito 4420 firmaram mais uma ação da parceria com a Associação Primeiro Passo, que é formada por pais de crianças e familiares com pé torto congênito. Essa entidade acolhe os pais que tem o diagnóstico de pé torto, muitas ainda nos exames pre-natais, esclarecem sobre o Método e encaminham para centros de tratamento de referência.
A Associação Primeiro Passo (link para a associação) tem também, aqui em São Paulo, um banco de órteses que recolhe órteses já utilizadas, as recondiciona e revende por preço acessível para os pais. O banco de órteses está ajudando diversas famílias, e é um piloto a ser multiplicado por todo o pais, num outro projeto do Rotary, o Rotary Clube São Carlos Norte, distrito 4540, que é uma parceria Brasil – Alemanha. Esse projeto objetiva acelerar a criação de mais 50 bancos de órtese em território nacional, melhorar a qualidade das órteses de abdução, e ainda fornecer 30 órteses novas para iniciar as atividades de cada banco.
Os rotarianos envolveram-se com o pé torto congênito a partir do subsidio global com o Programa Erradicando o Pé Torto no Brasil; o programa treinou, através de mentoria entre mestres e alunos ortopedistas, 50 médicos de todo o Brasil que se comprometeram a montar clínicas de referência Ponseti no SUS. O objetivo em comum é fazer com que toda criança brasileira nascida com pé torto tenha acesso ao tratamento pelo Método Ponseti.